Home Blog Sensação de ouvido entupido? Descubra os motivos

Sensação de ouvido entupido? Descubra os motivos

Sensação de ouvido entupido? Descubra os motivos
06/12/2018

A sensação do ouvido tampado ou entupido pode causar muitos incômodos. Esse problema, também conhecido como autofonia, acontece por uma série de fatores.

A sensação do ouvido tampado ou entupido pode causar muitos incômodos. Esse problema, também conhecido como autofonia, acontece por uma série de fatores. Quando há mudança de altitude, por exemplo, como subir ou descer uma serra, fazer viagens aéreas ou até mergulhar na piscina, a sensação do ouvido obstruído ocorre pela diferença de pressão entre a orelha externa e a média.

Além das causas externas, há também uma que é provocada dentro do ouvido médio: há três ossículos que auxiliam na transmissão das ondas sonoras até a cóclea no ouvido interno. Eles fazem movimentos em conjunto com o tímpano por meio de contrações de músculos muito pequenos e também atenuam sons que podem ser prejudiciais para a audição. Se houver algum erro nessa cadeia de movimentos, a sensação de ouvido fechado aparece.

Os bebês e as crianças são as que mais sofrem com este problema justamente pelas características da tuba auditiva, que favorecem o entupimento dos ouvidos e consequentemente, a dor.

Essa sensação também pode ser ocasionada pelo excesso de cerume que pode tampar parcialmente ou em totalidade o conduto. Nestes casos, a solução é procurar um profissional habilitado para fazer a remoção.

Conforme os profissionais do Centro Auditivo Chapecó, para evitar este problema, é preciso estar ou adquirir hábitos saudáveis para assim, manter a saúde dos ouvidos em dia. É preciso tratar resfriados, gripes e rinites e assim que perceber qualquer anormalidade, procurar um médico otorrinolaringologista, evitando sempre, a automedicação.

Cuidados importantes:

O uso de cotonetes ou a introdução de outros objetos não são recomendados já que podem causar danos à membrana timpânica e provocar perdas auditivas que, dificilmente, serão revertidas.

Toda vez que estiver com os 'ouvidos tampados', respire e expire segurando o nariz com a boca fechada. Mas atenção: não expire muito forte, pois pode perfurar o tímpano.

Engolir saliva também é uma boa solução porque ela ativa os músculos que abre a trompa de Eustáquio. Mastigar é uma maneira de continuar engolindo a saliva. Bocejar também é uma boa opção para eliminar a sensação de ouvido tampado.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Agende seu teste gratuito auditivo

AGENDAR TESTE GRATUITO

FALE
CONOSCO

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

XANXERÊ/SC

(49) 3431 0011

Rua Independência, 40
Cond. Casemiro Arcari
Sala 2 - Centro
© 2020 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Popup Agência Web